Início > Ensaio > Significado do Monte Sinai

Significado do Monte Sinai

Significado do Monte Sinai
“Monte da Aliança”

Por Djalma Cruz de Oliveira

Inicialmente, lembramos que o tema abordado contempla apenas uma simples descrição geográfica do Monte Sinai e sua importância para os católicos e evangélicos, que têm nos Livros Sagrados (Bíblia) o seu Norte sob o ponto de vista litúrgico e religioso, aceitando ainda o Grande Arquiteto do Universo comoser Supremo e respectivo Guia.

Pode, por isso mesmo, comportar outras explicações diversas desta que ora oferecemos para lembrança dos irmãos ou apenas como curiosidade a respeito desse Monte que empresta seu nome a essa Augusta e Respeitável Loja Simbólica, dentro da filosofia maçónica. Como sabemos a Península do Sinai está situada entre o Golfo de Suez e o de Acaba.

É uma região milenar de movimentos de peregrinação rumo a Terra Santa, na qual o Monte Sinai, com 2.285 metros, constituído por granito vermelho, é o mais alto do que o resto do país (Egito), representando uma referência importante.
A Península do Sinai é caracterizada por grandes montanhas de pedra nua que envolve o famoso Monte e por intermináveis planaltos arenosos- Enquanto a areia dos planaltos é muito fina e fofa, o piso das planícies que rodeiam esta cadeia montanhosa é de cascalho muito fino e compacto.

Contam que Moisés subiu ao Sinai como pastor de ovelhas e desceu como líder de um povo de mais de três mil pessoas que viviam na escravidão. Ao descer do Monte, havia no coração de Moisés a certeza de que Deus estaria com ele para guia-lo naquela missão que, aos olhos humanos, era impossível.

Lembre-se que aqueles que têm a fé natural só acreditam naquilo que os seus olhos físicos vêem, que os seus ouvidos ouvem.

O Monte Sinai é um lugar de aliança, pois neste monte o Grande Arquiteto do Universo formou uma nação e através dela Ele foi glorificado. Todos que desejam glorificar a Deus, alcançando a Terra Prometida, devem passar pelo Monte Sinai, e isso significa fazer uma aliança com o Grande Arquiteto do Universo.

A escalada ao Monte é um dos mais importantes e decisivos acontecimentos que se registra periodicamente, principalmente, pelos seguidores de João Evangelista, criador do evangelho, qual sejam os evangélicos.

O Monte Sinai é diferente de todos os outros que existem na face da Terra. É singular! O Livro Sagrado designa-o por Monte de Deus ou Monte Horebe.

Qual a razão do Monte Sinai ser tão especial?
Qual a sua Beleza?
O que representa?

A resposta a todas estas perguntas é muito simples: Porque a primeira vez que Deus se manifestou ao seu povo, o de Israel, isso o fez do Monte Sinai. Deus tinha se revelado a Abraão, Isaque e Israel, os patriarcas, mas só no Monte Sinai se identificou à coletividade, ao povo de Israel. “O Senhor habitará nele para sempre. (Salmos 68.16)”.

O acesso ao cume é sobremodo difícil, não existe um caminho traçado. A pessoa que sobe ao Monte Sinai tem de escala-lo segurando-se nas rochas para poder ir avançando e chegar ao cume. A subida é normalmente realizada de madrugada, pois durante o dia o sol é intenso e causticante e à noite um frio cortante.

Mas à distância entre o querer e o realizar é o sacrifício e nem sequer o forte e quase insuportável calor que surge a partir de certo ponto do Sinai, tornando a sua ascensão mais árdua, torna-se suficiente para quebrar a determinação com que mensageiros de Deus o subam.

A visão do cume é de um céu imenso, pois se está na Casa de Deus. Foi no Monte Sinai que Deus revelou os dez mandamentos e firmou uma aliança com Moisés.

Nesse Monte, Deus honrou suas promessas empenhando a sua honra, a sua palavra, afirmando que quem a cumprisse seria grandemente abençoado.

Meus queridos irmãos eu confesso que desconhecia até aqui todo este significado.

S.´.F.´.U.´.

Djalma Cruz de Oliveira
M.´.M.´.
Julho/2003

About these ads
  1. Ivete m. m. freisleben
    13/07/2011 às 21:24 | #1

    Em 2009 tive a graça de subir no Monte Sinai , foi uma emoção tão grande que eu me tocava para saber se não estava sonhando ,é um lugar abençoado que todo cristão deveri a visitar.
    .
    Ivete , Caçador SC.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: